Tudo começou em 2008 quando Peterson conheceu o surfe na escola de surf do Armando Daltro, que na época ainda era CTS. Após sair da faculdade pegou site da Federação Baiana de surfe para trabalhar. Como entusiasta participou da cobertura no Pena Mundial Longboard Classic e conheceu a nata do longboard mundial que passava por Salvador por dias contados, como Phil Rajzman, Roger Barros, Carlos Bahia, Picuruta, Alde Vieira, as irmãs Avelino e tantos outros. Rogério Vasconcelos foi um dos primeiros a apoiar o site na época e em troca de um banner, lhe deu a primeira quilha de longboard e foi dali que começou o quebra-cabeça.
Convidado para ser colunista de longboard do site Surfe Bahia escreveu poucas matérias, mas que deram bons resultados para poder conhecer um pouco mais do longboard baiano e foi em uma dessas entrevistas que também conheceu o famoso Bernardo Mussi, o Bonga. Que hoje vem fazendo um trabalho brilhante no Parque Marinho da Barra. Após uma longa conversa, Peterson sugeriu a reativação do Clube de Baiano de Longboard, foi quando nos reunimos e decidimos levar adiante. O longboard estava apagado na Bahia desde a última etapa do Pena, em 2009, daí começamos a fazer surfe treinos e a galera começou a participar. Por ver que durante o surf-treino o número ainda eram de poucos participantes e muitos espectadores, ele criou Nóisérider Festival em 2019, numa tentativa certeira para acender o longboard baiano com um festival de surf clássico e livre de competições, onde todos puderam reunir a galera, família e curtir todo lifestyle do evento.
Logo após o Nóisérider Festival, infelizmente por conta de uma falha de comunicação, Peterson se desvincula do Clube Baiano de Longboard e dá sequência ao Cultura Longboard, que passou a ser visto como a nova geração, com energia nova e levantando a mesma bandeira do surfe de pranchão, seja clássico ou progressivo. Trazendo para dentro do grupo muita diversão, acolhimento de gêneros e idades. Independente do nível de surf o mais importante é se divertir!
Em tempos de Covid, todo mundo preso dentro de casa, a mente começava a dar uns giros 360º querendo produzir algo para movimentar o surfe em salvador. Foi quando Peterson teve a brilhante idéia em criar este podcast que vem ganhando espaço em todo território nacional, com o apoio de Iuri Trocolli nas edições, hoje somamos 30 episódios e um total de 41 convidados que já passaram em nossa bancada.
A intenção inicial do podcast era firmar ainda mais a cultura do longboard na Bahia, mas devido a tanto sucesso logo nos primeiros episódios, tivemos a certeza de que o espaço cabia muito mais do que a gente pensava, foi quando resolvemos abordar não somente a cultura local mas como abordar conteúdos de cada região do nosso país para que tudo aquilo possa servir de inspiração para nossos amigos que estão espalhados pelo mundo todo.
Autor: culturalongboard