19 de fevereiro de 2025

Tricampeão mundial Phil Rajzman volta a competir após combate ao câncer

O tricampeão mundial de longboard, Phil Rajzman, chega nesta segunda-feira (17), em Bikini, MCanantiales, para a competição do Uruguai Natural Longboard Festival, do circuito de Longboard da World Surf League, que acontece entre 19 e 23 de fevereiro (de quarta a domingo). O brasileiro já conquistou um título Sul-Americano da WSL em 2017.

O Uruguai Natural Longboard Festival será a primeira etapa do tour regional sul-americano da World Surf League (WSL). Os melhores longboarders da região (um homem e uma mulher) serão classificados para competir a nível mundial com os vencedores das demais regiões e os melhores do ranking global para definir o título. “Já fui para 33 países competindo no longboard, mas nunca estive no Uruguai na minha vida. Essa é mais uma das questões que me motiva nesse torneio, onde mais uma vez tenho a oportunidade de representar o Brasil”, afirma o carioca Phil, que por 25 anos foi atleta de elite do surfe mundial.

Phil Rajzman competirá com outros melhores surfistas do mundo, como o ex- campeão mundial Piccolo Clemente (Peru), e os integrantes e ex-integrantes da elite mundial, Nacho Pignataro (Uruguai), Kevin Skvarna (EUA), Tony Silvagni (EUA) e Alexandre Escobar (Brasil), entre outros.

Rajzman voltou para as competições recentemente, após enfrentar um câncer, Linfoma não Hodgkin, mas ainda está em tratamento, com sessões de imunoterapia. “Minha ideia é voltar a sentir aquela sensação novamente competindo, viajando, encontrando amigos, testando equipamentos e conhecendo lugares novos”, diz o atleta, que testará dois modelos de pranchas que desenvolveu em sua empresa Phil Rajzman Shapes: a Yellow Monkey, para ondas pequenas; e a Purple Monkey, para ondas maiores.

O atleta não irá sozinho para o Uruguai. Estará com uma equipe de profissionais que está gravando um documentário de sua história de superação da doença, retratando

o seu retorno às competições. “Me procuraram para fazer este filme e eles me acompanharão nesse e em outros eventos que acontecerão, como a etapa de Saquarema, que participarei”, conta Phil, que quando está no Brasil reside em Geribá, em Búzios/RJ, mas

há dois meses está morando no Havaí, em sua temporada anual no país.

que já trabalhou em diferentes produções em mais de 25 temporadas de 13 programas para o Canal OFF, entre elas: 9 Pés (com Phil Rajzman), além da Cidade e Brazilian

Storm (nesse último como diretor de conteúdo e roteirista).

Essa não é a primeira competição em que Phil participa após o tratamento do câncer. No fim de outubro, na praia de Itacoatiara, em Niterói (RJ), ficou com o vice-campeonato no torneio Tunel Crew Shootout 2024. E após dois meses, de volta ao Havaí, venceu a tradicional competição Hale ́Iwa International Open.

Uruguai Longboard Festival – Estreou com enorme sucesso no ano passado com mais de 50 longboarders de oito países e está na sua segunda edição e segue com o foco dos organizadores de transformar o evento em um clássico da modalidade a nível regional e global. Conforme aconteceu no ano anterior, o torneio acontecerá em dois dos cinco dias de janela, e terá

de vida em toda essa trajetória; e

o importante papel do surfe e de seu estilo

A direção de conteúdo e o roteiro do documentário tem assinatura do carioca

Luís Fillipe Rebel, conhecido como Lufi Rebel, 31 anos,

O documentário

tem direção de fotografia do carioca Mateus Werneck. A equipe ainda conta

com um segundo cinegrafista, uma produtora e um editor. Terá filmagens

aquáticas e aéreas, além da tradicional.

atividades todos os dias com música ao vivo, festival de cinema de surfe, churrasco, Corona Sunset e uma grande festa final.

Sobre Phil Rajzman – Carioca, 42 anos, tricampeão mundial de longboard

(2007 e 2016, campeão mundial pela World Surf League– WSL; e 2004 campeão mundial pela Oxbow Pro), atleta da elite mundial por 25 anos (até 2022), tem o esporte em sua genética: é filho do medalhista olímpico de vôlei Bernard Rajzman, atual membro do membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), e da ex-patinadora profissional Michelle Wollens. Rajzman é também empresário, produz suas próprias pranchas, já teve um programa de TV, participou de filmes e comanda projetos sociais no Rio de Janeiro. E tem um canal no Youtube, o Phil Good. Desde cedo foi reconhecido como uma das maiores promessas do surfe do país, tanto que, aos 13, conquistou seu primeiro pódio: 3o lugar no Circuito Nacional (categoria Iniciante). Aos 15 anos já era figura conhecida no mundo do surfe, impressionando com grandes performances em ondas gigantes no Havaí.

Depois começou a colecionar títulos no longboard, entre eles, também é bicampeão Pan-Americano, Campeão Sul-Americano e Campeão Brasileiro. Vale ressaltar que Rajzman foi primeiro brasileiro a ser campeão mundial de surfe, em 2007, mas no pranchão.

Mais informações sobre o atleta no Instagram e Facebook: @philrajzman, Canal do Youtube “Phil Good”

Autor: culturalongboard

Outras publicações